Foto: Wilson Dias
Estão abertas as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023.
Interessados poderão se inscrever pelo Sistema Encceja até o dia 2 de junho. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. As provas, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.
A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino – desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino Médio, na data de realização do exame.
Ao se inscrever, o participante deverá indicar o Estado e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (Fundamental ou Médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado.
O participante que faltou à prova de todas as áreas em que se inscreveu no Encceja 2022, e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, caso queira fazer o Encceja 2023. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.
Participação
O participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la. A senha é necessária, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informações, como os horários da aplicação.
O exame
O Encceja foi criado para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.